31/01/2012

Despedidas VII


 porque pessoa
é coisa que entrelaça



Aprendi que, às pessoas, é preciso deixar-lhes a mesa posta, a casa aberta, para encontrarem o espaço como precisam, quando chegam e nos tomam inteiros, num instante que não se retém nem repete. A minha mesa aprendeu a estar posta para a aflição alheia, seu destempero, o olhar em busca, a partilha, a precisão de fala, o silêncio cúmplice. Com o passar dos anos, aprendi a estar à espera e a levantar-me quando a vida chama, sem medir o quanto, sem perguntar o como, sem me atormentar de porquês, sem levitar acima do que me é estendido, sem perder tempo em querer agora saber o depois. E não me arrependo: levo comigo, como num baú de herança, uma coleção de olhares entrelaçados, o outro impresso em mim de tal maneira que só por ele sou mais eu mesma do que seria sem ele. Escolho deixar os desencontros para trás, todas as pequenas traições, os desgostos, as mazelas tão pequenas vistas assim de longe - prefiro o outro assim, entrelaçado em mim, e para ele a mesa posta e a porta aberta. Porque o outro é coisa séria.

Com os anos, a minha mesa aprendeu a pôr-se com chá amigo, sopa terna, pessoas inteiras em vez de pedaços, migalhas. Enfeito-a com flores e acendo-lhe velas, quando escurece. Cuido do fogo da lenha, às vezes fogueira ao seu lado, para que aqueça em volta quando o sol deixou de fazer morada. E mantenho-a posta e atenta, a toalha limpa, a cadeira pronta, para que ninguém me procure e desista porque a fome dure. Aqui estão todas as mesas postas nesta casa; a alma em calma, encho-me de lágrimas por todos os olhos que me ensinaram a ver, todos os olhos da minha memória que agradecem por existir. As pessoas entrelaçadas dentro de cada um deles.

As dores transformam os músculos em força e o sangue em espírito. Transformam-se em capacidade renovada de manter o passo, de erguer-se e ser maior para o outro. Em vez de olhar para trás depois de puxar a porta, fecho os olhos e olho para dentro; em mim, entrelaçados e coesos, estão todos os que pertencem a este pedaço de passado, na luz de seus melhores dias, seus lugares mais nítidos e precisos, ao longo destes anos e anos de amor. Dentro de mim, os que já se foram e os que ainda estão, os que se tornaram antigos nas minhas fibras e os que de repente se fizeram frequentes. O quanto avance, estarão a meu lado, porque de todas as proezas com que os deuses nos contemplaram, a memória é a mais fiel e perdurável, e me fará reeditar cada um, entrelaçado às mesas que porei e às portas que se abrirão nesse futuro que nesta manhã já se anuncia presente.

8 comentários:

  1. Querida Ana_ querida sim, e em minha alma assisti a esses seus milhares de gestos_ abençoada seja você e sua família, a humanidade.

    Aprendi muito contigo_ ora veio, agora vai, desde onde, há quanto tempo te conheço?

    Porque não me aproximei mais, além do profundo sentimento de irmandade e reconhecimento?

    Consola me dizer que além do tempo e do espaço, o que não precisa ser dito simplesmente é...

    Grande abraço, Ana querida, até a volta. Você continuará aqui, nesse lugar sagrado, que é o coração. Obrigada por tudo, e que o Amor seja sempre a força que rege os nossos dias.

    Até breve. Telma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma querida: um reconforto, as tuas palavras. Até breve.

      Excluir
  2. Quantos coloridos, toalhas, comidas (exóticas ou não), flores, chamas, cartas, cães, crianças, família, amigos de outras terras, gente daí, daqui, acolá.....
    Mesa com risadas, lágrimas, consolo...., festa! Dançar!!!
    Vivi muito tudo isto nas "suas mesas", fora, dentro, no chão, na varanda...
    Ana querida, obrigada por todos os momentos especiais que você proporcionou a mim e a minha família em diversos momentos, no Natal, Ano Novo, aniversários, desaniversários (kkk), chegadas, despedidas, conversas sem fim, conversas "besteirentas", conversas sérias,arrumações de gavetas (kkk)...
    Sinto muito tua falta e rezo todo dia para encontrar aqui, alguém como você... vai ser difícil... Me espere em Araraquara, com certeza estarei lá, querendo estar numa mesa, naquele quintal maravilhoso, ou em qualquer cantinho...
    Beijo
    Cristiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu estou à espera de vc, Cris! Que a vida te seja doce.

      Excluir
  3. Obrigada Ana, fiz parte desta mesa tantas outras coisas...

    As memórias sempre serão presentes, quanto mais distante estivermos.

    Abraços
    Nancy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nancy: estou de volta a Araraquara... Quantos voltas nossos passos dão!

      Excluir
  4. Amiga Ana,
    A gente continua se encontrando neste blog, nos lançamentos na Casa das Rosas, Livraria da Vila...bjus Luiz

    ResponderExcluir