06/02/2012

Vulnerável


Diziam-me hoje (falava-se sobre procedimentos cirúrgicos, talvez) que há cortes que parecem pedir não só precisão, mas também leveza, uma espécie de ternura na sua forma mais lenta, que deixe o sangue escorrer sem violência e sem trauma. Uma forma de dor que mais fortaleça do que determine o princípio do fim. Não sei – cortes são cortes. 

Questão de vulnerabilidade, parece – no caso da conversa, até mais a percepção da vulnerabilidade do outro, ali à flor da pele tão pronta ao corte, do que a consciência da própria. Talvez seja um cheiro diferente, um certo tom que se torna visível assim que os focos da mesa de operação se acendem. Um repentino abrir-se de portais que a mente não explica, e na maioria das vezes nem a medicina. E quem consegue percebe e, além de preciso, é leve e terno e lento. Talvez demore mais tempo, talvez acaricie ao de leve a pele antes de a cortar, para alertá-la, prepará-la, fazê-la saber que a mão que corta é a mão que afaga. Para que o corpo que não é carne deixe de estar vulnerável e se torne pronto. Cortes são cortes, mas há mãos que sabem cortar e mãos que ainda não aprenderam.

Tudo aqui em casa está, esta noite, vulnerável – tudo atento ao amanhã mais que ao hoje, a começar por mim. Quantas perguntas, daquelas que encobrem mal a ansiedade que se instala, pequenos corpos para grandes almas de repente em suspenso sobre a própria vida. Ou nem tão de repente, se pensarmos que estamos todos em suspenso, levitando sobre as razões de cada coisa, às vezes apoiando um pé, uma mão, e percebendo o infinito. Todos vulneráveis, perceptíveis, atentos, como nos quer essa lua quase cheia aqui fora. O mesmo céu que a todos cobre, noite fechada, ruídos ao longe, a esperança equilibrada na aurora que vem chegando. Afago-os nessa escuridão que se formou, minha mão querendo ter aprendido o corte, mas eu mesma sem saber exatamente onde e como estou, sem saber até onde e quando e onde e como ir, para que a vulnerabilidade não se torne insuportável e me faça tropeçar no que não existe.

8 comentários:

  1. O Ministério da Saúde adverte: o blog das ventanias" causa dependência física e psiquica!...rsrsrsrs....ADOOOOOOOOORO !!!! Leio..releio..leio de novo...sempre TUDO! Muito obrigada por nos dar esse presente! Mil beijos!
    Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia linda! Obrigada a vc por ler - e ainda comentar! É MUITO bom receber.

      Excluir
  2. E sinto do teu corte o frio na barriga. Da perna, que é onde me passa o calafrio da navalha sobre a pele.
    Antô

    ResponderExcluir
  3. E sinto, do teu corte, o frio na barriga. Da perna, que é onde me passa o calafrio da navalha sobre a pele.
    Antô.

    ResponderExcluir
  4. Após o corte pensei de imediato numa sutura delicada, que não deixe cicatrizes, emprestaria meu catgut, minhas mãos treinadas, tudo para ampliar a vulnerabilidade....
    Ainda bem que as suas noites continuam claras, boa lua cheia!

    ResponderExcluir